Microsoft entra na briga dos smartphones
Começam a chegar ao mercado os aparelhos com o Windows Phone, que chegam para rivalizar com iPhones e Androids
Muito atrás da Apple e da Google no crescente mercado de smartphones, a Microsoft - que domina o mercado de sistemas para PCs - corre contra o tempo para também se tornar um nome de peso no segmento de dispositivos móveis. A empresa anunciou que lançará nas próximas semanas celulares com o seu sistema Windows Phone 7.5 em parceria com fabricantes como Nokia, Samsung Electronics e HTC. Este último fabricante apresentou na semana passada o primeiro aparelho a desembarcar no mercado brasileiro com o sistema operacional móvel da Microsoft.
O smartphone Ultimate, da HTC, chega ao Brasil antes mesmo de ser lançado nos Estados Unidos e em outros mercados da América Latina. Com a queda nos preços dos aparelhos e a sua consequente popularização, os mercados emergentes se tornaram uma imensa oportunidade tanto para os fabricantes de aparelhos quanto para os produtores de sistemas operacionais e conteúdo móvel. Só a HTC espera vender 16 milhões de smartphones no Brasil em 2012.
O segmento de smartphones está sob o domínio do iOS da Apple (sistema presente no iPhone), e do Android, da Google. Juntos, os aparelhos com esses softwares respondem por cerca de metade das vendas totais - e a Microsoft vem reagindo com lentidão à popularidade rapidamente ascendente desses aparelhos.
Analistas do grupo de pesquisas IDC calculam que a fatia de mercado do Android deva subir a mais de 40% este ano, ante pouco mais de 20% em 2010, enquanto o iOS da Apple deverá crescer para mais de 20% do mercado, contra 15% em 2010. No entanto, alguns analistas afirmam que a companhia ainda tem tempo para recuperar o atraso, especialmente diante das incertezas geradas entre os fabricantes de celulares depois que o Google anunciou a aquisição da Motorola Mobility, o que causou preocupações de que a companhia possa, no futuro, produzir celulares por conta própria.
A Research in Motion (RIM), fabricante do BlackBerry - outro nome grande do segmento, mas que tem perdido espaço no mercado -, recentemente sofreu uma paralisação em sua rede e isso também pode beneficiar concorrentes como a Microsoft, segundo afirmam analistas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.