Carlos Edison Costa, Presidente do PT de Caucaia/Ceará.

Mães do Bolsa Família terão novo benefício


O foco das medidas que serão anunciadas é a primeira infância, que inclui crianças de zero a seis anos de idade

São Paulo Depois das medidas para estimular a indústria e para reduzir os juros, a presidente Dilma Rousseff encomendou a sua equipe um pacote de bondades na área social. Previstas para serem anunciadas no Dia das Mães, no próximo domingo, as propostas envolvem vários ministérios (Educação, Saúde e Desenvolvimento Social) e dependem do aval da Fazenda.

Ajuda

O foco é a primeira infância, que inclui crianças de zero a seis anos. Uma das medidas prevê ajuda financeira para mães de baixa renda (classes D e E) com filhos nessa faixa de idade.

O objetivo é incrementar a renda de beneficiários do Bolsa Família. Atualmente, 13,4 milhões de famílias recebem o benefício. Só no ano passado, o governo gastou R$ 17,1 bilhões com o programa.

Outras medidas deverão garantir mais dinheiro para ações nas áreas de educação e saúde. Como as ações implicam em mais despesas, o pacote precisa ser avaliado pelo Tesouro Nacional antes de ser definido.

Dilma comunicou sua intenção de lançar o programa em reunião com os líderes da base aliada na última quinta-feira. Eles tinham sido convocados para conhecer a mudança feita pelo governo na remuneração da poupança. Segundo parlamentares que participaram da reunião, durante a conversa, a presidente deixou escapar que estava finalizando o pacote.

Antecipação

Provocada pelo líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Dilma antecipou a informação. O líder queria saber se a nova regra da poupança iria, de alguma forma, aliviar os cofres públicos e garantir mais recursos para programas sociais.

A ideia era incorporar essa tese na defesa da mudança que mexeu na rentabilidade da aplicação e agora vai ser discutida no Congresso.

Irritada, a presidente Dilma Rousseff disse que não havia relação entre as duas coisas. Ela afirmou que o governo federal investe em vários programas sociais em andamento e que, inclusive, lançaria as novas medidas no Dia das Mães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.